A palavra para comunicar
A palavra é um instrumento útil na comunicação, geralmente o único disponível. Algumas pessoas são muitos superficiais e desatentas, por motivos de pressa ou por pré-julgamento, e as vezes acabam não entendendo o verdadeiro significado. Desse modo, acabam perdendo as vantagens de compreender e seguem como se a palavra ouvida ou lida não existisse. Os danos causados a comunicação podem ser enormes até ao ponto de compreender exaltamento o contrario do que foi falado ou lido.
Naturalmente, como pode ser reconhecido facilmente, a palavra pode ser usada até mesmo para enganar, e não somente para comunicar.
Existe algum sentido julgar sem conhecer? Um conselho muito útil que queremos dar a quem ler é o de saber separar a Verdade do Falso, aplicando o principio base do Conhecimento e do Julgamento.
Ate verificarmos, o que ouvimos ou lemos pode ser, para nos, tanto Verdade quando Falso. E entre a verdade e o falso existe um abismo. Sabedoria é recordar-se!
Um truque simples e potente usado por um dos maiores enganadores da Historia foi o de não dizer aos outros a verdade, somente o que eles amavam ouvir. Qualquer um, desejando, pode verificar. Isto devera fazer refletir, ao menos, quem não deseja ser enganado.
Para retornar ao valor da palavra, podemos concluir falando que ela pode ser preciosa e útil, porém, muito perigosa... Somente quem tem visão pode ver e apreciar a diferença.
A palavra pode ser Verdadeira ou Falsa. Recordemo-nos... assim evitaremos tantas surpresas desagradáveis!
|